top of page

É preciso ter letra bonita para fazer lettering?

Atualizado: 15 de jun. de 2023


Se tem uma coisa que eu sempre ouço as pessoas falarem é "eu nunca conseguiria fazer isso que você faz porque não tenho letra bonita assim".

Mas será que esse pensamento é uma deve mesmo ser considerado como uma preocupação válida?


O lettering é uma forma de arte criativa e expressiva que envolve a criação de letras e palavras de maneira estética.


Muitas pessoas acreditam que é preciso ter uma caligrafia "bonita" para fazer lettering, mas te garanto: isso não é necessariamente verdade!


A caligrafia é a técnica de escrita manual, enquanto o lettering é a arte de criar letras e palavras de maneira estética. A caligrafia pode ser um elemento importante no lettering, dependendo do seu estilo, mas não é o único elemento. O lettering também inclui, entre vários outros detalhes, a escolha de fontes, de cores, a disposição das palavras e a composição.


Muitos artistas de lettering começam com uma base na caligrafia, mas logo se desviam para experimentar outros estilos e técnicas. Esse por exemplo foi o meu caso! Mas o importante é que quem está começando tenha uma boa compreensão das letras e suas formas, e saiba como usá-las de maneira criativa e expressiva.


Para isso, é extremamente necessário treinar o desenho das letras! Nenhum artista de lettering está hoje da mesma maneira como estava nessa mesma data há 1 ou 2 anos atrás. O treino, a prática, a compreensão e o aprendizado de cada técnica vai acrescentando e melhorando e muito o resultado dos letterings ao longo do tempo.


Uma das coisas que mais me ajudaram a ter noção de brush lettering por exemplo foram folhas de prática! Eu fiz um curso logo no início do meu aprendizado e recebi o material para prática, e passava hooooras treinando antes de conseguir ter firmeza na mão e no desenho das letras!


Lembrando dessa época e pensando em ajudar quem quer praticar também, preparei um material básico de treino com letras do alfabeto, palavras e pequenos jogos de palavras. Clique aqui para ver.

Este material foi criado para fazer as práticas tanto com a própria caneta brush, como também com caneta/lápis normal e "falsear" o efeito de uma caneta brush. E ele pode ser usado também de maneira digital no ipad/tablet.


O lettering é uma forma de arte muito flexível, e não há uma "regra" para se ter um resultado perfeito. O importante é a criatividade, a expressividade e a capacidade de criar algo bonito e interessante.


Se você gosta de desenhar letras e palavras, então você pode aprender lettering, independentemente da sua caligrafia. O importante é praticar e estudar, e assim você pode se tornar um artista de lettering habilidoso e criativo.






  • Instagram
  • Pinterest
  • TikTok

Eu já estive no seu lugar, com um monte de dúvida a respeito do mundo do lettering. E por isso eu gosto tanto de passar um tempo aqui escrevendo sobre as dúvidas que você pode ter.

ezgif.com-optimize.gif

Para receber informações sobre eventos futuros, workshops, dicas de lettering, brindes, descontos e muito mais, inscreva-se em nossa newsletter.

bottom of page