Já tem mais ou menos uns 3 anos que venho me interessando muito sobre assuntos de auto conhecimento, evolução pessoal, energias do universo, etc. E uma palavra que sempre aparece é GRATIDÃO. Palavra essa, que confesso que tinha um pouco de ranço até pouco tempo atrás, porque tinha virado modinha e eu já não aguentava mais ouvir. Mas coisas boas precisam ser espalhadas, e hoje eu entendo perfeitamente o porque dela ter “virado moda”. Tanto que agora ela veio parar aqui, no meu potinho da gratidão.

"Ter consciencia do que se tem e ser grato por isso, é o melhor exercício pra se sentir melhor consigo mesma(o). "

A partir do momento em que você agradece pelas coisas que têm, começa a dar mais valor a elas. Você percebe que as vezes as coisas são tão “básicas” na sua vida, que elas passam despercebidas e você nem se dá conta do privilégio que tem e que muitas outras pessoas não podem ter. Como por exemplo ter uma casa pra morar, comida pra comer, e até mesmo o poder de enxergar, de ver as cores de um por do sol.

Outro dia até falei sobre isso em uma publicação sobre gratidão também, no instagram.

E foi há uns 3 anos atrás que eu comecei a colocar no papel as coisas que sou grata.

Quando colocamos algo no papel, reforçamos o pensamento e tomamos mais consciência dele. Sem contar que é um ótimo exercício pra quando a gente pensa que tá tudo ruim na nossa vida.

Imagina, quando a gente tá em um momento complicado, parece que tudo tá dando errado, que nada de bom acontece. Mas aí se a gente começa a ter consciencia de que mesmo nesses momentos de dificuldade, podemos enxergar os pontos positivos e encarar o momento como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.

"Gratidão é o segredo. Tanto pelas coisas boas que aconteceram, quanto pelas coisas que no final viraram lições."

Então assim como eu aprendi a fazer esse exercício de gratidão e tem dado tão certo pro meu auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal, pensei em compartilhar isso nesse primeiro post do blog e ensinar como fazer o potinho da gratidão.

Fazer o exercício com potinho, será a primeira vez que faço (antes eu tinha um caderninho onde ia anotando), mas pra 2020 resolvi fazer o potinho pra tê-lo mais visível.

Como fazer o potinho da gratidão

Sei que muita gente não tem a caneta específica pra escrever no pote, ou as vezes acha que a letra não vai ficar tão legal, resolvi disponibilizar o lettering da Gratidão em pdf .

Ele é totalmente gratuito pra você imprimir e colocar no seu potinho.

Pra baixar, é só clicar aqui e colocar o valor 0 (zero) no campo de preço.

Então nesse caso você só vai precisar:

  • Potinho ou garrafa (de preferência transparente)
  • Cola
  • Caneta (pra escrever os pedidos)
  • Papel

Depois é só recortar e colar no seu potinho e começar a colocar seus papeizinhos com os agradecimentos.

Tem pessoas que gostam de criar um padrão de cor pra cada tipo de agradecimento e isso pode ajudar. Por exemplo: azul pra coisas relacionadas a saúde, verde pra coisas psicológicas, laranja pra amizades, etc.

Então você pode criar seu próprio código de cor dependendo das cores de papel que você tenha. E assim o potinho fica mais bonito porque fica colorido! 😉